Aviso: A resenha contém spoilers

Batman: Silêncio (Hush em inglês) é um dos maiores clássicos do herói neste século, cujo roteirista é Jeph Loeb e desenhista é Jim Lee. A HQ começou em 2002 e foi finalizada em 2003.

A HQ fala sobre um misterioso vilão chamado “Silêncio”, que tem uma obsessão sinistra pelo Morcego de Gotham. Tudo começa quando o homem morcego precisa resgatar um garoto rico que foi sequestrado. Feito isso, quando estavam saindo do cativeiro, Batman e o garoto foram surpreendidos pelo vilão Crocodilo que era o responsável pelo sequestro. Batman ganhou, mas durante a luta, Selina Kyle, a Mulher Gato roubou uma maleta que continha o dinheiro do resgate que foi exigido para libertar o menino.

Ao persegui-la, Batman lança a ”Batcorda”, que misteriosamente é cortada e Batman cai, fraturando seu crânio. Onde ele caiu era um lugar com muitos mendigos que atacaram o herói. Então a Caçadora é chamada para levar o Batman até a Batcaverna para Alfred Pennyworth ajudá-lo.  Sem conseguir falar, Bruce então se comunica com Alfred por Código Morse para chamar um velho amigo chamado Thomas Elliot, que se tornou um neurocirurgião renomado.

Recuperado da cirurgia, Batman recomeça as investigações e descobre que Selina Kyle estava sob controle de Hera Venenosa, que fugiu para Metrópolis. Lá, Batman e Mulher Gato se deparam com a vilã e descobrem que ela controlou a mente de Superman. Usando diversos truques, ele derrota o herói do amanhã e juntos conseguem deter Pamela Isley.

De volta a Gotham, Bruce Wayne, Selina Kyle, Leslie Thompkins e o Dr. Thomas Elliot vão à ópera. Depois de um tempo, Arlequina aparece no palco para roubar o público presente no espetáculo. Ao persegui-la, Thomas Elliot é supostamente morto pelo Príncipe Palhaço do Crime, o Coringa. Batman fica enraivecido e quase mata o vilão. Mas aparece o ex-comissário do DPGC, James Gordon e acalma o herói.

Depois Batman descobre que seu computador foi violado e confronta seu antigo amigo Harold, que era um mecânico que trabalhava na Batcaverna. Ele confessa que se “vendeu” a Silêncio e, de repente, Harold é morto pelo vilão.  Em seguida, Batman descobre que Silêncio era Thomas Elliot e então os dois começam a lutar. Durante isso, surge um renovado Harvey Dent, anteriormente conhecido como o vilão Duas Caras, e então atira no Silêncio que foi dado como morto. No fim, Batman consegue desvendar o mistério.

De repente, Tim Drake, o terceiro Robin, é raptado por seu antecessor, Jason Todd, que havia sido morto no evento chamado de “Morte em Família”. Depois de lutar com Jason, Batman descobre que na verdade era Cara de Barro que estava se disfarçando com o antigo Robin. Durante o funeral de Elliot, Bruce Wayne conta para Dick Grayson, primeiro Robin e atualmente o Asa Noturna, que não foi o Coringa que matou Thomas, e sim um inimigo misterioso, que aparece em todos os lugares. Tempo depois, Batman impede que o Charada faça um roubo e investiga alguns vestígios que o leva para um de seus inimigos, Ra’s Al Ghul. Depois disso, Selina Kyle é atacada pela Caçadora, que estava sob efeito do Gás do Medo do vilão Espantalho.

Porém, com o mistério resolvido surge outro: A cova de Jason Todd está vazia e seus inimigos recusaram contar o que aconteceu com o corpo do falecido Robin. Isso levará a uma futura saga do herói: Sob o Capuz.

O roteiro de Jeph Loeb e os desenhos de Jim Lee  estão muito bons e combinaram bastante com as cores utilizadas. A trama soube explorar bem o mistério na historia, deixando o leitor curioso sobre o rumo que a HQ irá tomar, mas infelizmente, o mistério é relativamente fácil de ser resolvido. A história faz bom uso da mitologia do Batman usando os personagens de forma muito boa. Porém, isso pode confundir quem é novo no mundo dos quadrinhos e por isso não acho que é uma boa história para começar neste universo.

O vilão principal é original deste arco , o que traz um frescor para a história. É interessante porque não sabemos nada sobre o personagem, não entendemos sua motivação e não sabemos o porquê ele se tornou aquilo que ele é, coisa que seria mais explicada ao decorrer da história.

Se Clark quisesse poderia usar sua superforça e me esmagar contra o concreto. Mas eu sei como ele pensa. Muito mais que a Kryptonita. Clark tem uma grande fraqueza. Bem no fundo, ele é essencialmente uma boa pessoa, e no fundo eu não sou.

Batman – Silêncio (Hush) Publicado originalmente nas edições 608 a 619 de Batman – EUA – 2002 a 2003, DC Comics). Roteiro: Jeph Loeb. Arte: Jim Lee. Arte-final: Scott Williams. Cores: Alex Sinclair. Editor original: Bob Schreck.

Compartilhe

Sobre o Autor

12. Aspirante a escritor (mesmo que procrastine muito), fã de HQs, videogames, livros, filmes e diversas outras coisas.