Se tem uma coisa que eu aprecio, é uma boa trilha sonora em um filme. Trilhas como a de Guardiões da Galáxia, ou Esquadrão Suicida, que juntam diversas músicas famosas, de diferentes artistas, são muito legais, mas as músicas feitas exclusivamente para o longa-metragem, principalmente se forem composições orquestrais, ou algo do tipo, me chamam mais atenção ainda. Por isso, trago agora para vocês 10 temas musicais marcantes, feitos exclusivamente para algum filme de super herói. E já adianto… elas não estão em ordem de minha preferência!

Se vocês gostarem, posso trazer outro post, englobando outros filmes, que não necessariamente são de super-heróis. Ou até mesmo fazer uma parte 2, com outros temas, de outros filmes desses personagens que quase todo mundo ama.

Homem-Aranha (2002)

O que falar do filme de super herói que mais assisti na minha vida? Quem foi uma criança no início dos anos 2000, e cresceu assistindo os filmes do Sam Raimi, com certeza ficou marcado por essa composição sensacional. Essa trilha, pra mim, define o Homem-Aranha.

Homem de Aço (2013)

Eu não escondo que esse pianinho no começo da música já me fez chorar muitas vezes. Hans Zimmer é um gênio das composições, sem dúvida alguma. Você pode até não gostar do filme Homem de Aço, mas com certeza gosta de sua trilha sonora. Ela é simplesmente linda! Digna do Superman, e reformula, de uma madeira exemplar, um tema contemporâneo para o personagem.

Os Vingadores (2012)

Essa composição deixa o primeiro filme dos Vingadores mais sensacional do que ele já é. Escutar a música, lembrando de momentos incríveis do filme, é uma sensação muito boa. Entrou para a história, como uma das trilhas mais marcantes de filmes de heróis, pelo menos na minha opinião.

Batman (1989)

O primeiro filme do personagem, e também o mais marcante para aqueles que nasceram nos anos 80, e presenciaram a “Bat-mania”. O tema combina com o ar soturno e sombrio apresentado no filme de Tim Burton, sendo perfeito para a representação do personagem.

X-Men (2000)

Embora eu não seja fã dos filmes de herói da Fox, essa trilha dos X-Men, além de possuir acordes muito marcantes, é facilmente identificável. Ela foi bastante usada em X-Men e X-Men 2.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Um bom vilão precisa de uma boa trilha sonora. É impossível escutar essa música e não lembrar de cenas épicas como: o interrogatório e a perseguição ao carro-forte do Harvey Dent. Podemos ver que Hans Zimmer compôs a melodia indicando um crescimento de tensão ao longo das cenas. Sensacional!

Homem de Ferro (2008)

Fala sério… Se você assistiu esse filme no cinema, e não quis ser o Homem de Ferro depois de sair da sessão, você estava morto por dentro! Eu tenho uma enorme adoração por esse filme, e por essa faixa da trilha sonora.

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Particularmente acho esse tema sensacional! É uma mistura de horror com ação, perfeita para um personagem como o Soldado Invernal em sua versão maligna. Consegue deixar Capitão América 2 ainda melhor.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Verdade seja dita: mesmo que você não tenha gostado do filme, não pode negar que, assim como Homem de Aço, Batman vs Superman possui uma trilha sonora muito boa. Destacamos, aqui, a trilha sonora da Mulher-Maravilha no filme, que inclusive apareceu também em sua aventura solo, e já virou marca registrada da personagem nos cinemas. Arrepiante!

Superman (1978)

E pra finalizar, eis aqui o tema mais importante e icônico de um super-herói nas telonas. Bem, pessoal, ninguém mais, ninguém menos, que John Williams compôs essa maravilha e, sinceramente, não tem como não se emocionar escutando ela. A faixa que define e contextualiza a inocência, a beleza, e a emoção do maior super-herói de todos.

Que saudade do Christopher Reeve

Bem, pessoal, essa foi minha playlist! Gostaram? Alguém gostaria de adicionar algum outro tema musical? Digam aí nos comentários!

Compartilhe

Sobre o Autor

Victor Dourado

Fissurado por quadrinhos, cinema, games e literatura. Estudante de Matemática e autor nas horas vagas. Posso também ser considerado como um antigo explorador espacial, portador do jipe intergaláctico que fez o Percurso de Kessel em menos de 12 parsecs.

  • Grande post, Jipeiro! Concordo com todas as colocações.
    A trilha sonora do Batman Burton é tão foda que até os jogos LEGO do personagem a usam até hoje. Era foda jogar LEGO Batman: The Videogame com esse tema de fundo.

  • Dave Mustaine

    Great list. Gosto bastante das duas do Superman, a do Batman, do Homem-Aranha, dos Vingadores e da Mulher Maraviha. A do Superman é sem dúvidas a melhor de todas, ela realça toda a imponência e grandiosidade do Azulão, e a de MoS também é sensacional, ela também consegue transmitir essa sensação de heroísmo e inspiração, mas de uma maneira original, com uma identidade própria. O tema do Batman do Danny Elfman é a música definitiva do personagem, é imponente, sombria e empolgante. A do Homem-Aranha é emocionante, a dos Vingadores é inspiradora e reforça aquele sentimento de trabalho em equipe, e a da Mulher Maravilha é de arrepiar!
    Essa dos X-Men é bacana, mas a música tema oficial deles pra mim é a da abertura do desenho dos anos 90.

  • Ótima lista, meu amigo. O único que considero realmente e completamente memorável é o tema do Superman (1978), que é um dos maiores da história do cinema, tão reconhecível quanto os temas de Star Wars, Indiana Jones, Tubarão, O Poderoso Chefão, 2001, 007, Missão Impossível, Rocky, De Volta Para O Futuro, O Mágico de Oz, O Senhor dos Anéis, Forrest Gump, A Pantera Cor de Rosa, Sete Homens e Um Destino, O Bom, o Mau e o Feio, Era Uma Vez no Oeste e tantos e tantos outros filmes. Quanto aos demais, alguns são bem marcantes, como os do Homem-Aranha de Sam Raimi, do Batman de Tim Burton e o dos Vingadores. Talvez o que falte para filmes de super-heróis hoje, onde vemos 5, 6 filmes do tipo por ano, seja repetir mais vezes. Não ficar trocando a cada novo filme da franquia.

  • Elessar

    Belíssima lista, cara. Me pareceu que seu gosto é muito parecido com o meu! Por não saber se se encaixaria ou não em filmes de super heróis não sei se sinto falta ou não…kkkk…da trilha sonora de Conan o bárbaro, se fosse uma lista com personagens de quadrinhos creio que seria necessário colocá-la. Ademais, gostei demais desse post e de suas colocações. Parabéns.