Quer dizer então que uma simples velha conseguiu vencer os advogados mais bem pagos do país?

Se Meu Fusca Falasse (1968) trouxe um bom lucro para a Disney, porém o estúdio não pretendia fazer uma sequência (os live-actions de sucesso da Disney raramente ganhavam sequências, tirando O Fantástico Super-Homem, O Grande Amor de Nossas Vidas, entre outros poucos exemplos). Entretanto, eles decidiram mudar e criaram mais uma nova aventura do Fusca Herbie. Tendo a volta de Robert Stevenson na direção e Bill Walsh como produtor e roteirista, As Novas Aventuras do Fusca (Herbie Rides Again) foi lançado em 1974 e arrecadou uma bilheteria de $ 38,229,000, com críticas em sua maioria positivas.

Herbie agora se dedica aos cuidados da Sra. Steinmetz (Helen Hayes), a tia de Tennessee Steinmetz (personagem do primeiro Se Meu Fusca Falasse, vivido por Buddy Hackett). Seu dono, Jim Douglas (Dean Jones), está na Europa e deixou Herbie com a bondosa senhora na antiga casa de bombeiros outrora pertencente ao falecido Capitão Steinmetz. Na tentativa de tirá-la de lá, o implacável bilionário Alonzo Hawk (Keenan Wynn) envia seu sobrinho Willoughby (Ken Berry) para tentar convencê-la a sair de sua casa. Após conhecer Nicole Harris (Stefanie Powers), que morava junto da Sra. Steinmetz, e ver com os próprios olhos que o veículo possui vida própria, Willoughby muda de lado e decide ajudá-los para que seu tio desista de ficar com a casa, que tem a intenção de construir um prédio chamado Hawk Plaza, de 130 andares.

Podemos ver que a história se diferencia bastante, já que o Fusca não está mais correndo nas pistas. O elenco novamente é um grande acerto, e todos os atores aproveitam ao máximo seus papéis, com os destaques indo para Helen Hayes e Keenan Wynn. As melhores cenas do filme possuem Hayes (Por causa deste papel, ela foi indicada no prêmio do Globo de Ouro para “Melhor Atriz”), e Wynn é um excelente vilão. Não posso deixar de falar sobre ele, afinal, esta foi a terceira vez que ele interpretou Alonzo Hawk…e você deve estar em dúvidas sobre minha afirmação.

Acontece que Wynn interpretou um personagem chamado Alonzo P. Hawk no filme O Fantástico Super-Homem (The Absent-Minded Professor). Na história, ele era um banqueiro e o principal antagonista. O filme foi bem em bilheteria e crítica, garantindo uma sequência intitulada O Fabuloso Criador de Encrencas (Son of Flubber, 1963). E em 1974, Wynn voltou no mesmo papel em As Novas Aventuras do Fusca. As personalidades são as mesmas, os trejeitos são os mesmos, o modo de se vestir são os mesmos. Isso garante que O Fantástico Super-Homem e a franquia de Herbie podem perfeitamente se passarem no mesmo universo, entre outros detalhes que não irei aprofundar. Seria esse o “Walt Disney Extended Universe”?

Deixando a curiosidade e a brincadeira de lado, voltemos ao filme. Herbie está fazendo coisas cada vez mais impossíveis, como subir na Golden Gate e entrar em uma sala extravagante de Hotel sem ser percebido. Eu sei que é um filme da Disney, porém o filme anterior não havia tantos exageros como esses. Mas com certeza, o maior erro do filme é simplesmente ninguém saber quem é o Herbie, tirando os protagonistas. Só se passaram 7 anos desde Se Meu Fusca Falasse e estamos falando de um Fusca com um visual marcante e que venceu uma corrida dividido ao meio. Isso em uma primeira conferida não é muito percebido, mas olhando mais vezes podemos perceber a falta de cuidado.

A trilha sonora de George Bruns continua excelente, e as cenas de perseguição melhoraram bastante. O final, assim como primeiro filme, surpreende positivamente e continua uma afirmação de Tennessee sobre o possível motivo de alguns objetos inanimados terem vida. O romance entre Willoughby e Nicole soa um pouco desnecessário, ao contrário da relação entre a Sra. Steinmetz e o Sr. Judson (John McIntire) que é muito mais divertida de se ver.

De longe chega a ser uma sequência ruim, mas poderia ter sido muito melhor se não possuísse esses furos citados. É um filme que pretende divertir e ser bobo, e nos dá exatamente isso. Ninguém sabe ao certo como era a trama do livro Car, Boy, Girl de Gordon Buford, mas parece que As Novas Aventuras do Fusca é o que mais se aproxima da história original.

As Novas Aventuras do Fusca (Herbie Rides Again) – EUA, 1974, cor, 88 minutos.
Direção: Robert Stevenson. Roteiro: Bill Walsh. Cinematografia: Frank Phillips. Edição: Cotton Warburton. Música: George Bruns. Elenco: Helen Hayes, Ken Berry, Stefanie Powers, Keenan Wynn, John McIntire, Huntz Hall, Ivor Barry, Vito Scotti, Elaine Devry.

Compartilhe

Sobre o Autor

Amo filmes, histórias em quadrinhos, livros e, principalmente, Fuscas.