As publicações desse majestoso arco dos quadrinhos, focado em Darth Vader, começaram em 2015, e terminaram em novembro de 2016. A saga é focada inteiramente no lorde Sith, possui 25 volumes, e foi inteiramente publicada pela Marvel Comics. Com roteiros de Kieron Gillen e desenhos simplesmente excepcionais de Salvador Laroca, essa história consegue fazer jus ao maior vilão da história do cinema (e, agora, um dos maiores vilões dos quadrinhos)!

Após a destruição da Estrela da Morte na Batalha de Yavin pelo jovem Luke Skywalker, em Star Wars: Uma Nova Esperança, o Imperador Palpatine responsabiliza Darth Vader pelo acontecimento. Com a moral baixa com seu mestre, Vader busca encontrar o jovem piloto rebelde forte na Força responsável pela ruína da super-arma. O Sith recruta a arqueóloga/ladra Doutora Aphra para ajudá-lo no que precisar. Junto com Aphra, se juntam ao lorde sombrio: Triplo Zero (uma espécie de versão maligna do C-3PO) e Beetee (outra espécie de versão maligna, só que do R2-D2).

Vader, além de procurar o jovem responsável por destruir a super-arma do Império, também busca reconquistar a confiança de Palpatine, que o colocou sob comandos do general Tagge. Para isso ele deve cumprir o que o general manda, e resolver os problemas do Império. Enquanto se rebaixa a um mero capacho do general, Vader contrata alguns caçadores de recompensa (um deles é o já conhecido e amado Bobba Fett) para ir atrás do jovem piloto rebelde. É só depois disso que ele começa a suspeitar da paternidade do garoto. Seria esse rapaz o filho de Anakin Skywalker? (Esperem uma enxurrada de referências à segunda trilogia e ao Episódio IV. Eu chorei de verdade lendo a edição de número #6. Não estou brincando)

Após descobrir uma traição dentro do Império, de um dos homens que também trabalhavam para Tagge, Vader “subiu um pouquinho de cargo”. Ainda respondia a Tagge, porém agora possuía um ajudante para realizar as tarefas do Império: o Inspetor Thanoth. Ambos, unindo forças, resolveram vários assuntos do governo totalitário que permeia a galáxia, se metendo em disputas por poder em planetas imperialistas e também roubos referentes a cargueiros Imperiais (que possuíam Créditos – o dinheiro do universo Star Wars).

Vader, com o passar da história (tendo uma ajudinha de Aphra) descobre que o jovem rebelde é mesmo o filho de Anakin Skywalker, e se chama Luke. Sendo assim, “cai a ficha” do lorde negro dos Sith: Ele tem um filho! Vader pretende fazer de tudo, e não descansará enquanto não encontrar o garoto. É aí que o espetacular arco denominado Vader Abatido começa!

Vader Abatido

Todos sabemos o quanto Darth Vader é fodão. Ele é realmente uma figura imponente, que põe medo em qualquer um de seus inimigos. Nesse arco nos é mostrado o lorde negro dos Sith em seu estado “fodão máximo”. O Darth Vader capaz de fazer rebeldes caírem mortos aos seus pés. A saga intercala as histórias do arco do Vader, com o arco da outra revista de Star Wars, focada em Luke, Leia, Han, e os demais rebeldes.

“Você está cercado!” – Exército Rebelde.

“Tudo o que me cerca é medo… E homens mortos!” – Darth Vader.

No meio do caminho, Darth Vader enfrenta o General Karbin, um dos agentes de Cylo (uma espécie de ciborgue humanoide que tem ligações com Palpatine). O lorde negro o derrota, mostrando quem é o maioral da parada. Além disso, Vader fica frente a frente com Leia e ameaça matá-la, mas é impedido pelo jovem Skywalker, que ainda não faz ideia de que o monstro de preto é seu pai. No fim, a doutora Aphra é capturada pelos rebeldes, e Vader agora busca tirar sua ajudante da escória que resiste ao Império, temendo que a mesma libere informações indevidas. Ele quer capturar Aphra viva, ou morta, não importa como. Conseguindo a localização dos rebeldes (que estão com Aphra em cativeiro), pela boca de Thanoth (em uma cena fodamente foda), Darth Vader manda Triplo Zero e Beetee atrás de sua antiga ajudante, para trazê-la de volta. Enquanto isso, o Lorde Negro dos Sith cumpre ordens do Imperador e vai atrás de Cylo!

Além dos já citados, nós temos a presença de outros novos personagens importantes/cativantes na história, como: Aiolin e Morit (os gêmeos), o Ante, rainha Trios, etc. A saga se passa entre os Episódios IV e V de Star Wars e, como já dito anteriormente, possui 25 edições. Acho que nunca fiquei tão empolgado lendo uma saga antes. Consegui conferir tudo, sem parar, em um espaço curtíssimo de tempo. Digo isso pois é uma prova do quanto o arco é sensacional, e vale muito a pena ser lido se você é um verdadeiro fã de Star Wars. Além disso, toda a fase possui uma narrativa bem dinâmica, o que impossibilita você a parar de ler.

Leia a história esperando por muitas referências, que é algo que os fãs de Star Wars adoram. Tudo o que eu espero é que a Lucasfim algum dia adapte esse arco para os cinemas, como um dos filmes da antologia que pretende criar do universo de Guerra Nas Estrelas, com seus spin-offs. Ter um filme focado inteiramente no Império e no Darth Vader seria absolutamente incrível, e essa história é capaz de cumprir esse papel com perfeição (até porque, eu não aguento mais filmes focados nos rebeldes). Essa história foi uma recomendação do meu amigo Pedro, O Homem Sem Medo. Sei que já disse isso, mas vou dizer de novo: Obrigado pela recomendação, meu amigo.

Darth Vader #01 até #25 (Darth Vader #01 até #26 – EUA – 2015 a 2016, Marvel Comics). Roteiro: Kieron Gillen. Arte e arte-final: Salvador Laroca. Capas: Adi Granov. Cores: Edgar Delgado. Editor original: Jordan D. White. Editor-chefe original: Axel Alonso.

Compartilhe

Sobre o Autor

Victor Dourado

Fissurado por quadrinhos, cinema, games e literatura. Estudante de Matemática e autor nas horas vagas. Posso também ser considerado como um antigo explorador espacial, portador do jipe intergaláctico que fez o Percurso de Kessel em menos de 12 parsecs.

  • Excelente resenha, Jipeiro.
    Darth Vader merece filme PRA JÁ! CANCELA HAN SOLO, DISNEY! PARA!!!! PARA!!!!!
    Já ouvi alguns pedindo filme do Palpatine contando a história dele com o Darth Plagueis, mas não sei se ele sustentaria. Não é que nem o Vader, na minha opinião.

    • Muito obrigado, mano!
      Também acho. Se adaptassem essa história, eu acho que choraria kkkkkk
      Um filme do Palpatine seria bem legal também. Eu quero ver filmes do Império e sobre o lado sombrio, não aguento mais ver coisas só relacionadas aos rebeldes e ao lado da luz kkkkkkkkkkk

      • Mocinhos são legais, mas ver o lado vilanesco sempre é foda kkkk

    • Dave Mustaine Asgaardiano

      Cancela Han Solo é o cacete!

      • Sorry….hehe.

      • Por quê????
        NINGUÉM QUER VER ESSA MERDA

        • Dave Mustaine Asgaardiano

          Vai tomar no seu cu porra,eu quero! É o Han fuckin Solo porra!!!!
          Todo mundo criou hype pra um filme que só tinha personagens genéricos (Rogue One),porque um filme sobre o segundo melhor personagem de todo o Star Wars seria uma má idéia?

          • Aragorn II, King of Gondor

            Bom, eu entendo que o Han é um personagem fodão e tal, e o filme pode ser ótimo, mas…

            Não é o Harrison Ford, então, é meio difícil ver o Han, saca?

            E ainda tô me perguntando o que caralhos eles vão contar nesse filme…

          • Dave Mustaine Asgaardiano

            Ué,e daí? Hollywood está sempre escalando outros atores para interpretar versões jovens de personagens consagrados na pele de determinado ator,tudo bem,é o Han Solo,é.Harrison Ford,é icônico e tals,mas eu continuo sem ver problema algum nisso.

            E o que caralhos eles vão contar nesse filme? O cara é um caçador de recompensa intergalático,conteúdo pra filme solo é o que não falta.

          • Aragorn II, King of Gondor

            Sim… eu já aceitei que vai ser outro ator e tal, apesar da minha imagem do Han estar muito atrelada ao Ford. Só que a comparação vai rolar sempre, né? Espero que o Alden consiga se provar, porque a fanbase vai implicar MUITO com ele. Mas, na real, eu estou esperando o primeiro trailer para ver se crio hype ou não. Até agora estou neutro. O Han é um personagem fantástico, mas… acho que tinha muita coisa mais interessante pra mostrar na mitologia de Star Wars.

            Tomara… hauahauhaua! Mas, sei lá, eu acharia mais interessante uma série solo do personagem, mostrando várias aventuras dele antes dele encontrar o Luke e o Obi-Wan, do que um filme.

          • Cala a boca.

          • Dave Mustaine Asgaardiano

            Vem calar vacilão

          • Não existe e nunca existirá outro Han Solo que não seja o Harrison Ford.
            Vlw. Flw.

          • Dave Mustaine Asgaardiano

            Também diziam que “nunca haveria outro Spock que não fosse o Leonard Nimoy”,e acabou que o Zackary Quinto surpreendeu e mandou muito bem no papel do Vulkano. Então não,acho que não há razão pra saudosismo.

          • Zackary Quinto é um merda, igual você. Eu nunca vi os filmes antigos de ST, então não posso opinar.

          • Dave Mustaine Asgaardiano

            Ihhhh tá de TPM. Mais merda que você impossível

  • Excelente resenha, meu amigo. A arte do Salvador Laroca é realmente incrível, muito expressiva. Essas histórias são canônicas no universo de Star Wars? E o que exatamente define quais são canônicas e quais não são?

    • Muito obrigado, meu amigo. A arte dele é vislumbrante, Rodrigo.
      Sim, essas são canônicas. Quando a Disney adquiriu os direitos da franquia, ela jogou fora todo o universo expandido que tinha nos jogos e quadrinhos, pra poder criar uma nova história (que a gente vê no cinema agora). Tudo o que foi produzido desde então faz parte do cânone. As histórias que ela ignorou receberam o selo “legends”, que podem ou não ter acontecido; são lendas, realmente. Então, se pegar uma história com o selo legends pra ler, significa que ela não faz parte do cânone (mas isso não impede de apreciá-las, não é mesmo?).

    • Joseph

      E ai pilantra rsrs

  • Dave Mustaine Asgaardiano

    Ótima resenha Esterco Espacial. Eu nunca li nada das HQs de Star Wars,mas essa eu admito que desperta o meu interesse,primeiro porque é sobre o Darth fuckin Vader,e depois,porque é canônica (não que isso de fato faça alguma diferença,mas enfim). Realmente seria muito foda ver um filme do Darth Vader e do Império,mas meu único medo quanto à isso é eles quererem relativizar as coisas,transformar o Vader em uma espécie de anti-herói ou herói incompreendido e tentar justificar as ações do Império,não quero isso,uma das coisas que eu mais gosto em Star Wars é justamente a linha clara entre bem e mal,quero um filme mostrando o ponto de vista do Império sim,mas que os retratem como eles são: os vilões. Os caras maus!

    Ah,e essa arte do Salvador Laroca é foda demais!

    • Se fosse pra fazer um filme do Vader, eles teriam que mostrar ele como VILÃO. Metendo o louco e matando a sangue frio os caras. Colocá-lo como um anti-herói seria contra o cânone do próprio personagem. Peguem a cena final de Rogue One… É só pegarem AQUELE Vader e dar um filme pra ele. Meu amigo, eu tenho CERTEZA que as filas nos cinemas seriam enormes. Colocá-lo como um anti-herói seria um tiro no próprio pé. A Lucasfilm sabe como os fãs de Star Wars são chatos.

      Sim, foda pra caralho! Muito obrigado, Dave Musse de Bosta.

  • Aragorn II, King of Gondor

    EITAAA! É muito post, meo! Foi mal a demora, mano!!

    Sabe, eu comecei a ler essa HQ, mas, sei lá o motivo, parei em algum momento. Tenho que recomeçar URGENTEMENTE! É tudo INCRÍVEL… só me faz pensar em como o DARTH MOTHERFUCKING VADER merece um FILMAÇO!!

    Bom, e essa trilogia nova que vai ter? Não seria legal se fosse uma trilogia focada no Império/Primeira Ordem? Ou seja… filmes focados nos VILÕES dessa porra?
    Eu ia adorar um filme do Vader pelo Rian Johnson. O CARA É FODA! Imagino só como seria espetacular ver o Vader cortando uns Rebeldes no meio da neve. Não precisa ser uma adaptação LITERAL do quadrinho, só, sei lá, pega um evento aleatório que ocorreu em algum momento entre os filmes clássicos, ou entre os episódios III e IV, e transforma em filme, ao estilo Rogue One. Eu iria SURTAR!!

    Ótima resenha, seu DCneco safado!

    • TERMINA DE LER ESSA MERDAAAAAAAAAA!!! É muito foda!
      Acho que não vai ser focada na Primeira Ordem. Estão cogitando Velha República.
      Seria foda sabe o quê? Aquele filme das Guerras Clônicas que falamos aquela vez!!!! kkkk
      Uma trilogia, imagina? Mas não vai rolar, já que falaram que será desligado dos episódios principais.

      Muito obrigado, seu merda!!!

      • Aragorn II, King of Gondor

        T E R M I N A R E I! Kkkkkkkkkk!
        Hm… sad, mas eu também duvido, é absolutamente improvável. Velha República seria FODA!

        AHHHHHHHHH, PUTA QUE PARIU!! VERDADE! PORRA, DISNEY, QUERO TRILOGIA DAS GUERRAS CLONICAS JÁ!! ISSO É UMA ORDEM, MICKEY!

        Poutz, sad. Desligado dos episódios principais… então vai ser algo bem diferente do que vimos nos outros filmes. Isso é bom. Ansioso pra ver o que guardam pra gente.

        [Quero meu filme do Starkiller. Já.]

        • Outra coisa que eu sou louco pra ver… Esse filme do Starkiller. Eu não conheço o personagem, mas você vive falando dele e do jogo que ele participa. Não é canônico, é?

          • Aragorn II, King of Gondor

            Porra mano, eu torço pra caralho pra essa série em live-action ser dele. Sério. Ele é o personagem mais OP e fodão que Star Wars já teve. BEM MAIS QUE O VADER!!
            Não, não é mais canônico. Até porque… ele era OP até DEMAIS… kkkkkkk! O Luke do Episódio VI lutar com ele seria tipo o Batman enfrentando o Dr. Manhattan… só o protagonismo salva! Kkkkkkkkk!

            Tipo… eu acho que já te mandei esse vídeo, mas ele simplesmente consegue deitar um Star Destroyer com a Força. É apelação demais.

          • Puta que pariu! kkkkkkkkkkkkkk
            Mais OP que o Vader? Vai se fuder.

            AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
            Eu lembro dessa porra. Me mandou sim, há algum tempo. Foda pra caralho!

          • Aragorn II, King of Gondor

            Tão mais OP que o Vader que ele senta a porrada nele, e no Imperador em seguida, pra voce ter uma ideia…
            [Sim. Eles exageraram pra caralho].

            Então… fala se não seria FODA ver algo do tipo nos cinemas?? FILME DO STARKILLER JÁ!

          • SERIA FODAMENTE FODA!!!!! Na moral, não deve ser dificil encaixar o personagem no cânone. Mas duvido que farão ele mais OP que o Vader. Talvez façam ele no mesmo nível. Por sua causa, eu tô torcendo muito pra ver um spin-off do personagem entre os episódios VI e VII. Mas, no caso, ele seria um Sith, né?

          • Aragorn II, King of Gondor

            NÃO É, MEO! É só arrumar umas paradinhas e dá pra botar ele tranquilo.

            Duvido que fariam mais OP que o Vader. Infelizmente… rsrs. Mas do mesmo nível tá bom. Mas, se forem seguir os jogos mais ou menos, o Spin-Off teria que ser entre os episódios III e IV…
            Sobre ele ser Sith… depende. Nos jogos, ele nunca se torna um Sith DE VERDADE, até porque tem a Regra de Dois. O plano seria matar o Palpatine pro Vader assumir e ele se tornar um Sith MESMO. Mas… ele acaba se convertendo para o Lado Luminoso lá no meio do jogo, e vira QUASE um Jedi.

            Então… depende! Kkkkkkkkkk!

          • Ah é? Pensei que a história do jogo se passasse depois do 6. Desculpa kkkkk
            Puta que pariu… Starkiller é um vira-folha? Mano, eu não entendo esses personagens… o que tem de legal em ser do lado dos bonzinhos? Porra, o Lado Sombrio é muito mais foda. Pau no cu dos Jedi.

          • Aragorn II, King of Gondor

            Sim, meo… COMO É QUE O CARA IA BATER NO VADER E NO IMPERADOR DEPOIS DO 6? Huahauahuahauahau!

            Pois é, um vira-casaca. Mas, na real, a culpa foi do Vader mesmo. Quando o Imperador descobriu que ele tinha um aprendiz secreto, fez uma ”surpresinha”, e o Vader ”provou lealdade” jogando o Starkiller no espaço…
            Então… foi ele quem fez a cagada. Huahuahauahauhau!

            Mas ele meio que continua a usar os poderes do Lado Sombrio do outro lado. Ou não. Enfim… é complicado! Kkkkkkkkkkkk!
            Aliás… sabe quem é o ”Mestre Jedi” dele? É o primeiro chefe do jogo, que o próprio Starkiller deixa cego. Isso mesmo… um Mestre Jedi cego. Era pra ser ele em Rogue One, quando começaram a planejar, no lugar do Chirrut! Depois que foram mudar os planos. Se tivessem deixado a ideia original, já abria precedentes pra entrada do meu xodó…

          • VAI SE FUDER! kkkkkkkkkkkkkk

            Mano, já notou que quase todas as merdas que acontecem em Star Wars são culpa do Vader? Ele é um fanfarrão, meo kkkkkkkkkkkkkk

            Caralho, que foda! Pior que abriria espaço mesmo. Mas o Chirrut foi foda, embora não fosse um Jedi. Se tivesse esse mestre do Starkiller, você seria um fanboy ainda mais safado de Rogue One, né? kkkkkkkkkk

          • Aragorn II, King of Gondor

            Kkkkkkkkkkkkkkkkk!!

            Pois é. Se a Shmi Skywalker não tivesse pegado o pai dele na balada (essa história de ”gerado pela Força” não convence NINGUÉM… kkkkkkk!), a Galáxia estaria em paz até hoje. SÓ FAZ MERDA ESSE MOLEQUE! Kkkkkkkkkk!!

            O Chirrut foi foda, mas se fosse o Rahm Kota… sim, eu seria o fanboy MAIS SAFADO de Rogue One! Huahuahauahuahaua!!
            Só que eu teria xingado pra caralho quando ele morresse…. kkkkkk!

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            MANO, NUNCA TINHA PARADO PRA PENSAR NISSO.
            AGORA TUDO FAZ SENTIDO, VEI kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Seria egoismo demais pensar que em Tatooine não existiam baladas.

            Porque você é um merda.

          • Aragorn II, King of Gondor

            Huahauahauahau…. tá vendo? A real culpada pela merda toda foi a Shmi e seu fogo no rabo… kkkkkkkkkk!

            É lógico que existiam. A real pergunta é: será que existia ar-condicionado?

            Disso eu sei, seu porra… kkkkk!

  • Vô Verine

    Estava interessado em ler mas nunca encontrei algum review que me encorajasse para tal ato. Obrigado meu amigo, suas palavras me inspiraram a caçar pela internet todos os volumes desta obra e começar o quanto antes me deleitar com meu personagem favorito!

  • Mr. Doom

    Como diabos só fui ler esse post agora? Eu sou um merda, mermão.

    Resenha excepcional, Jipeiro. Eu comecei a ler este título do Vader e não parei mais, um dos melhores quadrinhos da história recente da Marvel. A trama realmente flui muito bem e a arte do Larroca é impressionante. Sou fã dele desde X-Treme X-Men e Homem de Ferro. Sem falar das capas do mestre Alex Ross. Espero que a Disney aproveite essa onda de derivados como Han Solo e Rogue One e lance um filme focado no Vader, tomando esta obra prima como base.

    • EU FALEI!!! É uma OBRA PRIMA essa merda!
      Muito obrigado, Doom. Com certeza merece um filme. Sem dúvidas será O FILME! Tem potencial pra ser o melhor da saga.
      Uma perguntinha… leu depois de conferir minha resenha?

      • Mr. Doom

        Com certeza, um filme adaptando este título e mostrando o Vader caçando alguns sobreviventes da Ordem 66 seria demais. Acho que eu infartaria antes de completar a primeira hora de filme kkkkkkkkkkkkk!

        Não, eu já tinha lido o título antes, umas duas vezes inclusive. E depois da resenha, acho que vou ler a terceira kkkkkkkkkkk.

  • RiptorBR

    Bela resenha.