As publicações desse majestoso arco dos quadrinhos, focado em Darth Vader, começaram em 2015, e terminaram em novembro de 2016. A saga é focada inteiramente no lorde Sith, possui 25 volumes, e foi inteiramente publicada pela Marvel Comics. Com roteiros de Kieron Gillen e desenhos simplesmente excepcionais de Salvador Laroca, essa história consegue fazer jus ao maior vilão da história do cinema (e, agora, um dos maiores vilões dos quadrinhos)!

Após a destruição da Estrela da Morte na Batalha de Yavin pelo jovem Luke Skywalker, em Star Wars: Uma Nova Esperança, o Imperador Palpatine responsabiliza Darth Vader pelo acontecimento. Com a moral baixa com seu mestre, Vader busca encontrar o jovem piloto rebelde forte na Força responsável pela ruína da super-arma. O Sith recruta a arqueóloga/ladra Doutora Aphra para ajudá-lo no que precisar. Junto com Aphra, se juntam ao lorde sombrio: Triplo Zero (uma espécie de versão maligna do C-3PO) e Beetee (outra espécie de versão maligna, só que do R2-D2).

Vader, além de procurar o jovem responsável por destruir a super-arma do Império, também busca reconquistar a confiança de Palpatine, que o colocou sob comandos do general Tagge. Para isso ele deve cumprir o que o general manda, e resolver os problemas do Império. Enquanto se rebaixa a um mero capacho do general, Vader contrata alguns caçadores de recompensa (um deles é o já conhecido e amado Bobba Fett) para ir atrás do jovem piloto rebelde. É só depois disso que ele começa a suspeitar da paternidade do garoto. Seria esse rapaz o filho de Anakin Skywalker? (Esperem uma enxurrada de referências à segunda trilogia e ao Episódio IV. Eu chorei de verdade lendo a edição de número #6. Não estou brincando)

Após descobrir uma traição dentro do Império, de um dos homens que também trabalhavam para Tagge, Vader “subiu um pouquinho de cargo”. Ainda respondia a Tagge, porém agora possuía um ajudante para realizar as tarefas do Império: o Inspetor Thanoth. Ambos, unindo forças, resolveram vários assuntos do governo totalitário que permeia a galáxia, se metendo em disputas por poder em planetas imperialistas e também roubos referentes a cargueiros Imperiais (que possuíam Créditos – o dinheiro do universo Star Wars).

Vader, com o passar da história (tendo uma ajudinha de Aphra) descobre que o jovem rebelde é mesmo o filho de Anakin Skywalker, e se chama Luke. Sendo assim, “cai a ficha” do lorde negro dos Sith: Ele tem um filho! Vader pretende fazer de tudo, e não descansará enquanto não encontrar o garoto. É aí que o espetacular arco denominado Vader Abatido começa!

Vader Abatido

Todos sabemos o quanto Darth Vader é fodão. Ele é realmente uma figura imponente, que põe medo em qualquer um de seus inimigos. Nesse arco nos é mostrado o lorde negro dos Sith em seu estado “fodão máximo”. O Darth Vader capaz de fazer rebeldes caírem mortos aos seus pés. A saga intercala as histórias do arco do Vader, com o arco da outra revista de Star Wars, focada em Luke, Leia, Han, e os demais rebeldes.

“Você está cercado!” – Exército Rebelde.

“Tudo o que me cerca é medo… E homens mortos!” – Darth Vader.

No meio do caminho, Darth Vader enfrenta o General Karbin, um dos agentes de Cylo (uma espécie de ciborgue humanoide que tem ligações com Palpatine). O lorde negro o derrota, mostrando quem é o maioral da parada. Além disso, Vader fica frente a frente com Leia e ameaça matá-la, mas é impedido pelo jovem Skywalker, que ainda não faz ideia de que o monstro de preto é seu pai. No fim, a doutora Aphra é capturada pelos rebeldes, e Vader agora busca tirar sua ajudante da escória que resiste ao Império, temendo que a mesma libere informações indevidas. Ele quer capturar Aphra viva, ou morta, não importa como. Conseguindo a localização dos rebeldes (que estão com Aphra em cativeiro), pela boca de Thanoth (em uma cena fodamente foda), Darth Vader manda Triplo Zero e Beetee atrás de sua antiga ajudante, para trazê-la de volta. Enquanto isso, o Lorde Negro dos Sith cumpre ordens do Imperador e vai atrás de Cylo!

Além dos já citados, nós temos a presença de outros novos personagens importantes/cativantes na história, como: Aiolin e Morit (os gêmeos), o Ante, rainha Trios, etc. A saga se passa entre os Episódios IV e V de Star Wars e, como já dito anteriormente, possui 25 edições. Acho que nunca fiquei tão empolgado lendo uma saga antes. Consegui conferir tudo, sem parar, em um espaço curtíssimo de tempo. Digo isso pois é uma prova do quanto o arco é sensacional, e vale muito a pena ser lido se você é um verdadeiro fã de Star Wars. Além disso, toda a fase possui uma narrativa bem dinâmica, o que impossibilita você a parar de ler.

Leia a história esperando por muitas referências, que é algo que os fãs de Star Wars adoram. Tudo o que eu espero é que a Lucasfim algum dia adapte esse arco para os cinemas, como um dos filmes da antologia que pretende criar do universo de Guerra Nas Estrelas, com seus spin-offs. Ter um filme focado inteiramente no Império e no Darth Vader seria absolutamente incrível, e essa história é capaz de cumprir esse papel com perfeição (até porque, eu não aguento mais filmes focados nos rebeldes). Essa história foi uma recomendação do meu amigo Pedro, O Homem Sem Medo. Sei que já disse isso, mas vou dizer de novo: Obrigado pela recomendação, meu amigo.

Darth Vader #01 até #25 (Darth Vader #01 até #25 – EUA – 2015 a 2016, Marvel Comics). Roteiro: Kieron Gillen. Arte e arte-final: Salvador Laroca. Capas: Adi Granov. Cores: Edgar Delgado. Editor original: Jordan D. White. Editor-chefe original: Axel Alonso.

Compartilhe

Sobre o Autor

Apaixonado por quadrinhos, cinema e literatura. Estudante de Matemática e autor nas horas vagas. Posso também ser considerado como um antigo explorador espacial, portador do Jipe intergaláctico que fez o Percurso de Kessel em menos de 11 parsecs — chupa, Han Solo!