“A desumanidade que se causa ao outro, destrói a humanidade em mim.”
Immanuel Kant

Famoso pela maestria em sagas cósmicas, Jim Starlin, autor de Odisséia Cósmica e Desafio Infinito, deixa o espaço para explorar a perversidade humana em uma sádica história de terror psicológico. Livre das amarras da cronologia da Marvel, Starlin escreve uma graphic novel contida em si mesma, sem maiores consequências para o universo Marvel. Revivendo a famosa parceria entre o Demolidor e a Viúva Negra, estabelecida por Frank Miller e Dennis O’Neil, Starlin tortura nossos heróis de uma maneira poucas vezes vista em uma HQ da Marvel.

À procura de um mal inominável

“Eu tenho pensado muito sobre a vida e a morte durante as últimas doze horas. Quando algo rodeia e insanamente engole toda a sua existência, você não pode evitar pensar nisso de forma mais que casual.”

Viúva Negra

De forma inesperada, a história começa em seu clímax, quando Natasha Romanoff, a Viúva Negra, está à mercê da psicopata/telepata Rose. A dor da tortura faz Natasha devanear, lembrando dos eventos que a levaram até aquele lugar. Através do flashback vivido por Natasha, nós somos apresentados à missão que ela recebeu de Nick Fury, o diretor da Shield. Vários telepatas estão sendo sistematicamente assassinados, preocupando a Shield, que havia perdido alguns agentes com essa habilidade. Após uma conversa com Matt Murdock, o Demolidor, Natasha revela os assassinatos em série que vinham ocorrendo, deixando-o preocupado com esse inimigo desconhecido.

A atmosfera criada por Starlin é extremamente pesada e palpável. Acompanhado pela arte do artista Joe Chiodo, que consegue expressar todo horror através dos olhos de Natasha.

Depois do fracasso de uma operação secreta da Shield, a Viúva Negra é capturada por Rose, uma psicopata que se alimenta da dor alheia. Usando sua telepatia, Rose faz com que dois agentes se matem na frente de Natasha, que nada pode fazer. O horror daquela cena faz a mente de Rose entrar em êxtase, conectando a sua mente com a de Natasha. Dentro da mente de Rose, a espiã russa vê o quanto ela sofreu em sua infância. Com apenas 10 anos, Rose era vítima de abuso sexual de seu pai alcoólatra.

“Uma infância de pesadelo. Não admira que ela se transformasse em um monstro. Mas isso não é desculpa. Então, por quem estou chorando? Por ela ou por mim?”

Viúva Negra

Desesperado com o sequestro de Natasha, Nick Fury contata o Demolidor, que vai em busca da sua companheira. Mais do que uma aliada, Natasha tem um relacionamento com Matt, o que deixa a situação ainda mais dramática.

Mesmo fora do seu habitat natural, as sagas cósmicas, Jim Starlin acerta mais uma vez, mostrando que mais que um escritor de epopeias grandiloquentes, ele é um escritor de personagens, sejam eles humanos ou não.

“Sim, eu vou superar isso. Eu sou uma garota durona que já viu coisas piores. Já enfrentei monstros antes. Eu vou superar. A única coisa que me pergunto agora… é se alguma vez voltarei a me sentir limpa.”

Viúva Negra

Demolidor e Viúva Negra: Abatedouro (Daredevil/Black Widow: Abattoir – EUA – 1993, Marvel Comics)
Roteiro: Jim Starlin Arte, arte-final e cores: Joe Chiodo Letras: Janice Chiang

Compartilhe

Sobre o Autor

Apaixonado por literatura, filosofia, teologia e qualquer assunto que me faça pensar no sentido da vida